share on facebook
Instituto Arte na escola na Bienal

Os professores do polo UNESP Bauru do Instituto Arte na Escola, associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, incentiva e qualifica o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica, participaram de um Programa Completo do Educativo Bienal durante a mostra 30 × bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição.

Os participantes assistiram a uma palestra sobre o histórico das Bienais, realizaram a visita orientada pela exposição 30 × bienal e fecharam o programa com a vivência nos ateliês Espaço de Criação das Formas e Espaço de Criação do Vermelho.

Confira o que os responsáveis pela vinda dos professores do polo UNESP Bauru do Instituto Arte na Escola à mostra 30 × bienal disseram sobre o Programa Completo promovido pelo Educativo Bienal:

“Como o próprio nome diz, o programa é bem completo. Começamos pela história das outras bienais. Em seguida, apresentação dos professores com as fichas dos artistas foi bacana porque deu uma descontraída e, por fim, a visita à exposição. A educadora que nos atendeu traçou um percurso no qual as obras conversavam entre si, e isso gerou muito debate entre os participantes. Por meio das perguntas que a educadora nos fez, conseguimos pensar as obras de diferentes perspectivas: estética, social e política”

Lucas Álvaro, integrante da organização do Instituto Arte na Escola na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo.

“Com a apresentação, deu para sair da gaveta e pensar em projetos interdisciplinares com arte brasileira. Outra coisa interessante é o diálogo que permeia o programa, o escutar o outro que Educativo Bienal têm é de extrema importância. As perguntas feitas pela educadora provocam, e é muito rico. O ateliê também mostra como podemos trabalhar com materiais simples e isso amplia a possibilidade das professoras"

Roseli Alves, coordenadora geral do Instituto Arte na Escola


Texto: Vivian Lobato
Foto: Sofia Colucci