share on facebook
Visita exclusiva para professores

Antes da abertura oficial da mostra 30 × bienal - Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição, o Educativo Bienal oferece visitas orientadas destinadas exclusivamente a professores, educadores sociais e culturais e líderes comunitários.

“Dois dias antes de abrir a mostra organizamos visitas exclusivas para esses profissionais, com o objetivo deles se planejarem e se prepararem para trazer seus respectivos grupos na exposição”, disse Helena Kavaliunas, da coordenação do Educativo Bienal.

Com 1h30 de duração, a visita orientada é realizada pela equipe do Educativo Bienal, e aconteceu nos dias 19 e 20 de setembro.

A equipe de Comunicação do Educativo Bienal conversou com algumas pessoas antes e depois da visita, veja a seguir:

“Como é uma edição comemorativa de 30 bienais eu espero ver uma diversidade de obras e artistas, não necessariamente cronológica, mas sim os movimentos da arte. Também quero ver o que o curador dessa exposição trouxe como mais significativo. Em relação ao Educativo, gostaria de ver qual é a contribuição na hora da visita, como é a condução dos grupos pelos educadores”, observou a Prof Dr. Lucia Gouvêa Pimentel, da Faculdade de Belas Artes da UFMG, antes de realizar a visita.

“Percebi que cada educador tem a sua poética pedagógica e muito particular, apenas senti falta de um discurso mais unificado na forma. Agora vou ver outras visitas para poder comparar”, Carlos Weiner, artista e doutorando em artes visuais pela USP, entre uma visita e outra.

“Gostei muito da questão da identidade que foi o fio condutor da visita com a educadora Filippa Jorge. Vou voltar mais vezes agora e trazer meus alunos”, destacou Maura Helena de Queiroz, professora da rede municipal e estadual de São Paulo, após visita.

Texto: Vivian Lobato
Fotos: Sofia Colucci e Sattva Horaci