share on facebook
bndes

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (bndes) tem a honra de patrocinar a exposição 30 × Bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição e, em particular, seu Espaço Climatizado, que abriga as mais importantes obras da mostra.

Essa satisfação se amplia diante do excelente momento vivido pelas artes visuais brasileiras neste início de século XXI, quando diversos de nossos criadores vêm obtendo o reconhecimento da crítica e do mercado internacionais.

E é certo que sem a contribuição das Bienais de São Paulo, sem a dedicação de todos aqueles que trabalharam em nome de um projeto ainda hoje arrojado – que dirá no início da década de 1950 –, dificilmente estaríamos no patamar de maturidade e destaque em que nos encontramos.

Durante as últimas seis décadas, as Bienais de São Paulo atuaram como um fórum de intercâmbio entre o Brasil e o resto do mundo: trouxeram para o país as mais atualizadas tendências mundiais e apresentaram o vigor da arte nacional ao público estrangeiro, estabelecendo uma complexa dinâmica.

Assim, se a história das Bienais de São Paulo nos permite acompanhar os desdobramentos da arte brasileira, o estudo de nossa trajetória artística, por sua vez, nos obriga a reconhecer o papel fundamental destas mostras.

Ao proporcionar a realização da atual exposição comemorativa, o bndes reafirma sua crença na importância da cultura para o desenvolvimento do país e consolida sua posição como um dos maiores apoiadores do patrimônio artístico nacional, em suas mais variadas formas de expressão.

bndes
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social