share on facebook
Visite

Pavilhão da Bienal – Parque Ibirapuera – Portão 3 – Avenida Pedro Álvares Cabral s/n Estacionamento no Parque: Zona Azul (cada folha vale por 2 horas)
T: (11) 5576 7600
www.30xbienal.org.br

Horários de funcionamento
Fechado às segundas-feiras
Terças, quintas, sábados, domingos: das 9h às 19h (entrada até as 18h)
Quartas e sextas-feiras: das 9h às 22h (entrada até as 21h)
Entrada gratuita

Redes sociais
www.facebook.com/bienalsaopaulo
www.twitter.com/bienalsaopaulo
www.pinterest.com/bienalsaopaulo
instagram@bienalsaopaulo
www.youtube.com/bienalsp

CALENDÁRIO
30 × Bienal – Transformações na arte brasileira da 1ª à 30ª edição
De 21 de setembro a 8 de dezembro de 2013

16 de setembro
10h-13h - Abertura para a imprensa

19 de setembro
9h-17h - Visita prévia para convidados do Educativo Bienal
18h - Abertura para convidados (necessária apresentação de convite na entrada)

20 de setembro
9h-18h - Visita prévia para convidados do Educativo Bienal

21 de setembro
Abertura para o público

SERVIÇO AO VISITANTE

Visitas orientadas
O Educativo Bienal oferece visitas orientadas diariamente para grupos agendados e aos finais de semana para o público espontâneo que chega ao Pavilhão da Bienal, disponibiliza visitas especiais para pessoas com mais de 60 anos e está preparado para atender pessoas com deficiência.
Para agendar uma visita, ligue para a Diverte Cultural, T: (11) 3883-9090

Audioguia Oi
O audioguia apresenta ao ouvinte alguns pontos de reflexão sobre a arte brasileira dos últimos 60 anos. São 23 áudios vinculados à obras expostas e dois introdutórios. Para ouvir os áudios, procure as placas de sinalização especialmente feitas para o audioguia. Você tem as seguintes opções de acesso:

  • Baixe gratuitamente os áudios em nosso website 30xbienal.org.br ou no iTunes (podcast)
  • Ligue para o portal de voz da Oi (11 980 803 300) e digite o código do áudio desejado (o custo a partir de celular Oi é R$ 0,51 + tributos por minuto; para outras operadoras, consulte sua operadora local)
  • Visite soundcloud.com/bienal
  • Acesse usando smartphone ou tablet para ler o código QR (requer aplicativo)

Audioguia Oi qrcodes
Conheça a exposição ouvindo os dois áudios introdutórios preparados pelo curador e pelo Educativo Bienal:

O áudio Transformações na arte brasileira fala das principais tendências na arte dos últimos 60 anos a partir de apontamentos feitos pelo curador Paulo Venancio Filho.

O áudio O efeito Bienal e a exposição explica quais as atividades oferecidas pelo Educativo Bienal e o que você encontra no catálogo.

Você também pode acessar a página da Bienal no Soundcloud com todos os áudios em soundcloud.com/bienal

Programação do Educativo Bienal

O Educativo Bienal preparou várias maneiras para enriquecer ainda mais o contato dos visitantes com as obras e com a exposição, tendo sempre em mente seus conceitos basilares: experiência, diálogo e encontro. Visitas orientadas, ateliês, encontros com artistas, palestras, laboratórios de material educativo, encontros com professores e uma programação especial para famílias são algumas das ações propostas pelo Educativo. Converse com um educador ou veja a programação no site da exposição. Todas as ações têm o objetivo de aprofundar seu conhecimentos sobre arte e integrá-la a suas experiências cotidianas.

Publicações
O catálogo da exposição traz uma introdução escrita por Paulo Venancio Flho, explicitando o conceito curatorial que norteia a exposição, além de uma compilação de aproximadamente sessenta textos históricos (dois para cada Bienal), que contarão um pouco da história da exposição através da sua recepção crítica em artigos publicados em jornais de grande circulação ou em revistas especializadas. Complementam esses textos reproduções das obras em exposição e também uma seleção de imagens históricas das Bienais. Adquira o seu aqui: http://bit.ly/17ONzYr